sábado, 19 de maio de 2012

Além do Cidadao Kane (completo)




No Brasil, temos a cultura brasileira ou americana?

O controle social feito pelos meios de comunicação de massa vem construindo e moldando a realidade social de muitos países ao longo da história. O brasileiro ainda hoje é influenciável pelas mídias de massa como nos anos de ouro do cinema hollywwodiano. A aparente democracia das mídias não existe e nunca existiu. Sempre foi dito e ainda hoje o é, aquilo que os donos das mídias querem que digam e os interesses econômicos quase sempre é o grande responsável pelo controle.
A personalidade equivocada do brasileiro vista fora do país vem sido construída desde a produção de filmes por Walt Disney. “O Zé Carioca, o brasileiro simpático, malandro falador e indolente, amigo do sério e temperamental Pato Donald, o estadunidense” (Medina, 2008, pg.80). E esse brasileirinho era “O irresponsável que precisava, nos tempos de crise, da liderança do responsável.”
O governo americano desde a época do OCIAA, órgão ligado ao “Conselho de Defesa Nacional”, que junto com o apoio do DIP, controlava a imprensa brasileira para fazer com que os “valores” da cultura americana pudessem ser implantados aqui. Esse controle explica o surgimento da obrigatoriedade do ensino da língua inglesa nas escolas do Brasil.
Devemos aos americanos, o alto índice de câncer de pulmão provocado pelo uso de cigarros, a desconfiança depositada aos brasileiros no exterior e a imagem destorcida das mulheres. Os filmes americanos faziam apologia ao uso do cigarro e nos desenhos de Disney, o Brasil é terra onde os homens são malandros e as mulheres exóticas e sedutoras.
A falta de um olhar crítico do que o cinema americano pretendia na época da segunda grande guerra, permitiu que se instalasse aqui, uma cultura que não era brasileira, mas de um país com o interesse de fortificar os valores “estadunidenses”.
E hoje, que publicidade estamos recebemos em nossa casa?
Ana Block no vídeo “Que publicidade estamos recebendo em casa?” diz como as mulheres estão aparecendo nas mídias: “Nós estamos lá, burras e utilizadas como objetos de uso. Estamos lá, expostas e apresentadas a uma identidade feminina que devemos olhar com muito cuidado.”
Os Estados Unidos fizeram um estrago na imagem dos brasileiros, mas possuem internamente uma política voltada para as mídias que garante programação educativa para crianças e à integridade da imagem de sua população. As emissoras abertas nada pagam ao governo por seus canais de 6mhz, mas destinam três horas diárias a programações voltadas aos menores.
A FCC (Federal Communication Comission) é o órgão americano que regula as mídias, cujas políticas públicas desse órgão destinam verbas para aumentar a banda larga, na intenção de garantir a todas as comunidades, o acesso a notícias em geral e principalmente local. Além disso, tem a incumbência de regular televisão aberta e a cabo, telefonia sem fio, telefonia e satélites e também tem autonomia para distribuir freqüências eletromagnéticas e licenças para não governamentais. Regulam televisão com sinal aberto, cabo, telefonia fixa e móvel.
O governo brasileiro atualmente na pessoa do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, acredita que se faz necessário ter também no Brasil, uma regulamentação sistematizada do controle da mídia. Até o final deste ano será apresentado por esse setor um projeto que deslumbre equilíbrio nas produções nacionais, regionais e independentes. Segundo o governo há uma urgente necessidade de rever as regras das mídias modernas, já que as atuais regras foram regulamentadas em 1962, época em o poder da comunicação pelas mídias de massa era concentrada em seus donos.
Hoje, tanto as mídias tradicionais quanto as modernas, possuem interesse em manipular seus participantes e oferecem um emaranhado de informações que educam de uma forma que nem sempre contempla a ética e a autonomia de escolhas.



REFERÊNCIAS


http://www.cartacapital.com.br/sociedade/eurico-vianna-da-sociedade-vertical-a-sociedade-horizontal/

http://www.cartacapital.com.br/internacional/a-regulacao-da-midia-nos-eua/

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/seminario-debate-experiencias-mundiais-de-regulacao-de-midia/

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/eurico-vianna-da-sociedade-vertical-a-sociedade-horizontal/

http://www.cartacapital.com.br/politica/a-imprensa-e-livre-o-que-nao-quer-dizer-que-e-boa-diz-franklin-martins/

http://www.cartacapital.com.br/politica/pensar-doi/

Imagens Projetadas do Império: o Cinema Hollywoodiano e a Construção de uma Identidade Americana para a Política da Boa Vizinhança.
http://www.usp.br/prolam/downloads/2008_1_3.pdf


Vídeo: Mídia e subjetividade:
http://www.youtube.com/watch?v=m-ihC_fX6Lw&feature=player_embedded

Vídeo: Controle social da mídia:
http://www.youtube.com/watch?v=ERK97L_j9Bg&feature=player_embedded

Vídeo: Exploração da imagem humana na mídia:
http://www.youtube.com/watch?v=Fx9Te5YjH0o&feature=player_embedded#!

Vídeo: Lula diz que 10 famílias são donas da mídia no Brasil:
http://www.youtube.com/watch?v=AKB5kEiduBo