Educaparty

O Educaparty, evento de educação e tecnologia aconteceu dentro da Campus Party, em São Paulo de 07 a 10 de fevereiro de 2012. Para esse acontecimento foram convidados 250 educadores de todo o Brasil e graças a Deus e a um “anjo” que através do Twitter conferiu minha contribuição na educação, fui um dos convidados. Assisti a várias palestras, participei de oficinas e debates e vivi um momento mágico no programa Digi-Tas da Fundação Telefônica. Tas que também é apresentador do programa CQC,  falou da escola de ontem, de hoje  e de como ela será amanhã. Disse que o ambiente escolar, a partir das relações aluno-professor e e tecnologia-aprendizagem pode melhorar a educação. Ele relacionou as “colas” das avaliações da escola antiga com o Control C e Control V de hoje.
Marcelo Tas estava muito descontraído, sorridente e foi muito carinhoso com todos nós. Vi no auditório da Telefônica os 250 educadores empolgadíssimos. Ele falou do conhecimento que seu filho tem adquirido fora do ambiente escolar, mostrando através de uma experiência familiar, que a escola hoje não é mais a única fonte do saber e que com o recurso da tecnologia, podemos não só ensinar  nossos alunos, mas aprender com eles.
O apresentador citou a fala do pesquisador Sugata Mitra que no primeiro dia do evento afirmou que “se existir um professor que possa ser substituído pelo computador, ele deve ser substituído”, afirmando que o professor como mediador da aprendizagem deve se adequar às novas exigências da sociedade atual.
           Estou tão feliz por ter participado desse mega evento. Por esse motivo estou postando aqui a gravação que fiz com minha câmera fotográfica. Ela ficou ruim e a bateria não agüentou até o final, mas o mais importante é que conseguiu registrar.



O vídeo abaixo mostra a palestra de Sugata Mitra. O pesquisador tem uma experiência muito bacana com crianças que nunca tinham visto um computador. Confiram!



                           Experiências de educação e cultura digital #CPBR11

                   De que maneira os meios tecnológicos podem favorecer a produção do conhecimento em contextos educativos? Isso já está acontecendo? Se o século XXI oferece a possibilidade de a web 2.0 enriquecer o modo de aprender e ensinar, formar o cidadão para as competências e habilidades que emergem destas novas práticas sociais tornou-se o grande desafio para a educação.

  •                    Participantes:
Bianca Santana -- Jornalista e coordenadora do Projeto Recursos Educacionais Abertos na Casa da Cultura Digital. No Mestrado em Educação da Universidade de São Paulo, pesquisa os usos das tecnologias digitais na educação de jovens e adultos.
                   Priscila Gonsales -- Jornalista com mestrado em Educação, Família e TIC pela Pontifícia Universidade de Salamanca (Espanha), atua na área de Educação desde 1997, principalmente em organizações do 3º Setor. É também pesquisadora do Cenpec e responsável pela coordenação do Programa EducaRede Brasil.
Luciano Meira -- É professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFPE e pesquisador da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da mesma instituição. Também é consultor de estudos de usabilidade do Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), organização sem fins lucrativos associada ao Centro de Informática da UFPE.
                   Debora Sebriam -- Mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade Técnica de Lisboa, Université de Poitiers e Universidad Nacional de Educación a Distancia. Atualmente é membro da equipe de Informática Educacional do Centro Educacional Pioneiro em São Paulo. 

  •                     Moderadora: 
Milada Gonçalves -- Integrante do EducaRede e do Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário