domingo, 12 de fevereiro de 2012

Questões para a atividade 4 - Especialização em Mídias na Educação FE/UFG/UAB




Atividade 4 - Provocações

1)     Para o sociólogo, em bem pouco tempo não haverá espectador em relação ao uso das tecnologias, pois todos estarão nela envolvidos de certa forma.  E quem não se atualizar não poderá ensinar nada para os mais novos.  Essa afirmação é pessimista ou otimista no que diz respeito ao acelerado uso das tecnologias?

2)     Para dar uma maior consistência no conceito da era atual, Santos utiliza a palavra cibernética em vez de Cibercultura ou Cultura Digital. Como nós professores a partir dessa especialização devemos nomear essa cultura?

3) De acordo com a afirmação de Santos: “Se você começa a revalorizar e reconhecer que existem tecnologias outras, que são interessantíssimas do ponto de vista de uma perspectiva da informação. Se você considerar nessa perspectiva, o valor dessas culturas indígenas, por exemplo, começa a ser fabuloso.”  Dê um exemplo concreto que confirme afirmação de Santos em relação à cultura  indígena.

2 comentários:

  1. Sobre a questão 1, acredito que esta posição do Laymert é limitada, pois não considera as infinitas possibilidades de subjetivação humana.
    Como voce se posiciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito serem otimistas as reflexões de Santos com relação à daqui a pouco tempo não haverem mais espectadores no uso das tecnologias. Mesmo os mais resistentes, já estão se rendendo ou sendo contraditório por conta do uso de uma ou outra tecnologia, sem contar os que são forçados a utilizarem as tecnologias, querendo ou não. Posso exemplificar com a experiência que tive no hotel onde fiquei hospedada na semana passada. Eu não conseguia sequer ir a meu quarto sem meu cartão de hóspede, meu andar era o quinto, e para que o elevador me levasse até ele, meu cartão deveria ser inserido e esse limitava meu tráfego entre os andares térreo, subsolo e meu andar, ou seja, se um hóspede é resistente ao uso do cartão de identificação se vê forçado a usá-lo. Entendo ainda que Santos exagerou dizendo que quem não se atualizar não poderá ensinar nada para os mais novos. Muitas tecnologias são aprimoradas sendo nelas deixado a essência da original. Na era digital, um número maior de pessoas autônomas ao lidar com o novo surgirão.

      Excluir